Escrito por Luciano Rodrigues luciano.rodrigues@svm.com.br
07
de Maio de 2025 - 07:00
Foto: Diniz Supermercados/Divulgação
Foto: Davi
Rocha
Em entrevista ao Diário do Nordeste, David Luiz, diretor
comercial do Diniz Supermercados, explica como a rede surgiu e como ela se
posiciona no atual mercado do setor.
A empresa foi
fundada em 1999 por José Jusifran Diniz, natural do
Cedro, no Centro-Sul cearense. Após um período em São Paulo atuando no comércio
supermercadista, ele retorna para o Cariri, onde inaugura o primeiro
supermercado, ainda sob o nome de Econômico.
"Ele abriu uma loja que fica
situada na avenida Castelo Branco, próximo à Arena Romeirão. É a loja onde
surgiu tudo, hoje ela tem 26 anos. É uma loja pequena, mas que está nos nossos
padrões", conta David.
Ao longo de 20 anos, a rede existiu
com o nome de Econômico Supermercados, atuando em
municípios vizinhos, como Barbalha e Crato. Em 2019, porém, houve uma virada de
chave na empresa.
Até então, eles ostentavam a
bandeira, mas não tinham marca registrada. O dono do nome reivindicou os
direitos, e foi necessário alterar para Diniz Supermercados, utilizando o
sobrenome do fundador. A partir daí, começa o planejamento estratégico pensando
nos anos seguintes. Quando completou 20 anos, em 2019, tinha cinco lojas. Elas
faturaram R$ 147 milhões.
"Crescemos em três anos o que o
Econômico levou 20 anos, chegando em 2022 a R$ 394 milhões em
faturamento", destaca David. "Em 2019, fizemos projetos de
estar entre os 100 maiores faturamentos do Brasil no ranking da Abras até 2025.
Tivemos uma projeção de que, para chegar nesse grupo, precisaríamos chegar a um
faturamento de R$ 400 milhões em 2025", relembra o diretor comercial.
A meta foi mais do que ultrapassada:
o faturamento aumentou mais de 272% em 2024 na comparação com 2019. Atualmente,
o Diniz emprega 1.240 funcionários e mantém 11 lojas, todas no interior do
Estado, sendo sete em Juazeiro do Norte, duas no Crato, uma em Barbalha e uma
em Missão Velha.
A ambição do Diniz é um crescimento
progressivo e constante no faturamento, saindo dos atuais R$ 547 milhões para a
casa do bilhão já em 2030, além de estar entre as 100 maiores empresas do País
do setor supermercadista.
Nessa conta, estão inclusas cinco inaugurações, sendo duas já para 2025.
O grupo vai fechar o ano com 13 lojas, sendo um fechamento e duas inaugurações.
Uma das aberturas será na Vila Três Marias, bairro de Juazeiro do Norte. A
outra ainda está em negociação, em cidade a ser definida.
Barbalha, Crato e Caririaçu, que ainda não tem lojas do Diniz, devem
ganhar as demais unidades até 2028.
"Em 2029, queremos faturar R$
940 milhões com 16 lojas. Em 2030, nossa projeção é de chegarmos a um R$ 1
bilhão com 700 mil cupons finalizados (clientes comprando mensalmente)",
declara David Luiz.
Essa nova realidade, no entanto, não acanhou
os planos do Diniz, que cresceu mesmo em meio à concorrência de empresas
nacionais. David Luiz avalia que o relacionamento com os fornecedores e a
confiança dos clientes em uma empresa fundada e administrada no Cariri são
trunfos importantes.
Com o crescimento
de Juazeiro do Norte, tornando-se um dos principais centros comerciais do
interior do Nordeste brasileiro, a cidade viu a chegada de grandes
empreendimentos supermercadistas, como Assaí, Mix Mateus e Mercadão São Luiz.
Essa nova realidade, no entanto, não
acanhou os planos do Diniz, que cresceu mesmo em meio à concorrência de
empresas nacionais. David Luiz avalia que o relacionamento com os fornecedores
e a confiança dos clientes em uma empresa fundada e administrada no Cariri são
trunfos importantes.
"A gente se aproximou mais da
indústria, conseguimos comprar produtos direto com eles sem passar por
distribuidores. Isso nos dá competitividade perante os grandes players, de
forma que conseguimos em alguns momentos ter um preço compatível, que nem
sempre é possível", diz.
A base de clientes mensais do Diniz
ultrapassa os 500 mil cupons. Desse total, 70 mil são definidos pelo diretor
comercial como aqueles que a rede "mantêm relacionamento diário", e
são essenciais para o crescimento da empresa.
Focado na região do Cariri, David
Luiz reforça que o Diniz vai continuar atuando na região, e afirma que
"não pode perder clientes" para os grandes concorrentes nacionais que
têm lojas nas cidades do Centro-Sul.
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